Os vidros possuem diversas utilidades, não apenas pela sua estética, mas pelos benefícios e vantagens que oferecem à construção civil. Conheça o uso dos vidros na construção civil e suas vantagens.
Os vidros são materiais bastante comuns na área da construção civil, graças a sua versatilidade. Sendo capaz de se adequar às necessidades do projeto, o vidro pode ser utilizado em janelas, portas, fachadas, portões, acessórios ou paredes de prédios ou casas.
Além disso, o aumento da resistência e proteções atualizadas e modernas tornaram o vidro ainda mais seguro.
Entretanto, não basta comprar qualquer vidro e instalar em algum local para que ele cumpra determinada função em uma residência. É preciso que sua utilização na construção civil seja realizada por um especialista, ou por meio de uma construtora capacitada, que siga as especificações da NBR 7199 (norma que prevê a correta utilização do vidro na construção civil).
Para cada tipo de aplicação, existe um vidro específico que necessita de cuidados em seu uso, se o vidro for instalado ou utilizado de maneira errada, pode causar problemas gravíssimos.
Tipos de vidros para a construção civil
Confira agora os tipos de vidro e suas aplicações na construção civil:
Vidro temperado
Produzido a partir do vidro comum, o diferencial do vidro temperado é sua alta resistência a impactos.
Essa resistência é maior no centro do vidro e mais fraca em suas extremidades, sendo assim, é aconselhável que se tenha um cuidado extra com sua pontas.
O uso mais comum para o vidro temperado é em divisórias, vitrines, guarda-corpos, mesas e bancadas.
Vidro Float
Este é um dos vidros mais utilizados na construção civil, servindo de base para a produção de outros vidros.
Por possuir um caráter transparente, resistente e de fácil manuseio, sua utilização mais comum é em módulos fixos de vidro e janelas, mas também pode ser utilizado em divisórias, prateleiras, bancadas, vãos de alvenaria (interno e externo), entre outras aplicações.
Vidro jateado
Este tipo consiste em um vidro texturizado ou com desenhos, criados a partir da aplicação de jatos areia ou de pós abrasivos e peças, com o objetivo de desenhar o contorno desejado “dentro” do vidro.
Antigamente a fabricação de um vidro jateado era feita de maneira artesanal, através de um profissional qualificado, mas hoje existem máquinas que realizam este tipo de efeito em um vidro jateado.
Por ser utilizado principalmente como objeto decorativo, o vidro jateado pode ser aplicado de diversas formas, porém, é mais encontrado em divisórias, janelas, box de banheiro e portas de vidro.
Vidro insulado
Fabricado com um sistema em que um perfil de alumínio separa duas chapas de vidro, o vidro insulado pode ser feito com a união de diferentes vidros e em diferentes espessuras.
Sua utilização, e quais vidros irão compô-lo, depende exclusivamente do profissional encarregado da obra, tendo em vista que ele apresenta um custo elevado.
As vantagens oferecidas por este tipo de vidro estão o isolamento acústico e térmico, durabilidade elevada, e um alto aproveitamento de luminosidade e calor. É geralmente utilizado em janelas, portas, fechamento de vãos, clínicas, hospitais, entre outros.
Vidro serigrafado
É uma opção mais em conta se comparado com o vidro jateado. O vidro serigrafado é um vidro temperado com uma tinta aplicada em uma de suas faces, oferecendo mais privacidade aos ambientes.
Sua aplicação mais comum é em divisórias para chuveiros. Este tipo de vidro está disponível em várias cores, e permite, inclusive, que sejam criados desenhos e texturas diferentes.
Vidro laminado
O vidro laminado, por ser fabricado por meio da junção de duas lâminas, apresenta uma resistência maior do que a do vidro temperado.
A junção dessas duas lâminas é feita com uma película incolor de PVB (Polivinil Butiral), que possui uma maior resistência a estilhaçar, caso ocorra a quebra do vidro, assim, aumentando a segurança para todos ao redor.
É um vidro bastante utilizado em escadas, pisos e coberturas, entretanto, ele apresenta um valor mais elevado comparado com os demais.
Vantagens do uso dos vidros
Os vidros trazem inúmeras vantagens quando são bem aproveitados em projetos de construção civil.
• Pode ser utilizado para fins ornamentais;
• Economia de energia artificial e aumento de iluminação natural;
• Traz mais equilíbrio ao projeto como um todo;
• Elemento extremamente versátil e impermeável;
• Resistentes a impactos e/ou calor quando escolhidos adequadamente;
• Material sustentável;
• Prático, seguro e elegante.
Desvantagens
O vidro também possui suas desvantagens, assim como qualquer outro produto de ótima qualidade.
• Falta de privacidade quando o uso do vidro transparente é excessivo;
• Limpeza frequente;
• Maior dificuldade de manipulação do elemento;
• Peso relativamente alto.
Apesar das desvantagens que o vidro pode oferecer a alguns tipos de construção, ele ainda é um elemento extremamente utilizado hoje em dia.
Agora que você conhece mais sobre a utilização e as vantagens dos vidros na construção civil, poderá escolher com cuidado qual tipo utilizar em seu projeto.
Está pensando em utilizar vidros e espelhos para compor a decoração da sua casa? Converse com seu vidraceiro e peça vidros e espelhos Tempex, que possuem excelente qualidade e durabilidade.
Clique aqui e conheça toda nossa linha de produtos, ou ligue para: (41) 3669-6560