A instalação dos vidros é uma parte extremamente importante, pois deve ser feita com muito cuidado para que não haja perigo com peças soltas e ter que refazer o trabalho. Instale os vidros da sua casa com segurança seguindo essas dicas incríveis.
Vidraceiros experientes já conhecem a maneira correta de instalar vidros e espelhos com facilidade e rapidez, porém é preciso tomar cuidado para não deixar a cabeça no “piloto automático”.
Por mais que a instalação não seja algo tão complicado, algumas coisas podem dar errado na instalação, desde um encaixe mal feito até um parafuso que enferruja e compromete a estrutura.
Mas não se preocupe, vamos listar algumas dicas essenciais para evitar possíveis erros e instalar os vidros da maneira correta. Confira:
1 – Por dentro da obra
É muito importante saber com antecedência as medidas corretas do vidro e se as esquadrias e ferragens são apropriadas para comportar seu peso. Meça a peça com cuidado e não tente instalá-lo caso as medidas não correspondam com as do vão ou perfil.
2 – Proteção para os vidros
Quando os vidros a serem instalados necessitarem de calços (como divisórias e janelas de vidro insulado), garanta que o vidro é de ótima qualidade, pois se não for, o vidro pode entrar em contato com o perfil e gerar atrito com o passar do tempo e, assim, poderá sofrer rachaduras.
3 – Cuidado com a segurança
Os acessórios também fazem toda a diferença na hora da instalação. Utilizar ferragens com ligas metálicas de baixa qualidade e perfis com espessuras mais finas que o exigido, por exemplo, podem colocar a segurança da obra em risco e são prejudiciais para o vidro.
4 – Nada de folga para definir a folga
Antes de instalar é preciso verificar os espaços de folga, considerando as expansões do vidro, das ferragens e da estrutura em que será fixado (como alvenaria), para que esse movimento não comprometa a integridade física de sua família.
5 – Cuidado com as vedações
Um problema bastante comum são as vedações mal feitas que causam vazamentos de água para dentro da estrutura, podendo causar a corrosão do material. Se você for fazer a vedação com borracha, não a estique, porque isso provoca falhas de preenchimento em sua acomodação.
6 – Vidro silencioso é um ótimo sinal
Caso o vidro esteja fazendo barulho, é bem provável que a instalação não tenha sido bem feita. Assim, é preciso verificar se o encaixe está correto e que as gaxetas (esquadrias que protegem e mantém o vidro firme) foram colocadas.
7 – Cuidados com a limpeza dos vidros
A limpeza adequada dos vidros é muito importante para manter o material conservado, para que dure bastante tempo. O ideal é realizar a higienização com panos limpos, macios e umedecidos, juntamente com um sabão neutro. Nunca utilize esponjas de aço, papéis, álcool e desinfetantes, pois eles podem danificar o vidro.
8 – Evite instalar por conta própria
Se a sua intenção é instalar os vidros por conta própria, evitando o contrato de um vidraceiro, tome muito cuidado! Este tipo de trabalho é bastante complexo e exige conhecimento técnico e uma certa intimidade com o produto.
Gostou das dicas? Agora você já sabe o que deve fazer na hora de instalar os vidros em sua casa.
Está pensando em utilizar vidros temperados em seu projeto? Fale com seu vidraceiro e peça os vidros da Tempex. Eles possuem excelente qualidade e durabilidade, além de deixarem seu imóvel incrível!
Clique aqui e conheça toda nossa linha de produtos, ou ligue para: (41) 3669-6560