O banheiro é um local de privacidade, onde podemos relaxar e aproveitar um momento de descanso. Mas é preciso prestar atenção a um item bastante importante: o box de vidro. Tenha em mente as normas de segurança e escolha o box correto para o seu banheiro e evite os perigos do vidro.
Por ser um dos cômodos mais utilizados em casa, o box bem projetado torna o dia a dia dos moradores mais agradável e funcional, além de deixar o ambiente mais elegante e charmoso.
No entanto, na hora de escolher este produto, arquitetos e decoradores devem estar atentos ao fator segurança, conforme requisitos da Norma ABNT NBR 14207.
Dessa forma, a vidraçaria pode auxiliar especificando materiais de qualidade que estejam de acordo com as necessidades do projeto e que atendam aos requisitos da norma.
Veja agora como a escolha correta do vidro evita problemas em seu projeto. Conheça também os benefícios de utilizar os boxes de vidro.
Benefícios do box de vidro
O box de vidro é um produto moderno, versátil, funcional e durável. Sem contar que é um material que não necessita de muita manutenção (devendo ser feita apenas uma vez por ano, conforme Norma ABNT NBR 14207), fácil limpeza e traz sensação de amplitude ao ambiente.
Além disso, é menos vulnerável ao crescimento de fungos (quando mantida a rotina de higienização).
Porém, para que você possa aproveitar essas e outras vantagens dos boxes de vidro é necessário cumprir o que a norma de segurança estabelece.
Requisitos da Norma 14207
A norma ABNT NBR 14207:2009 – que prevê os requisitos mínimos envolvidos no projeto e na instalação do box de vidro para apartamentos, casas, hotéis e outros imóveis – estabelece que os boxes só devem ser fabricados a partir de vidros de segurança temperados, vidros de segurança laminados ou vidros temperados com película de segurança.
Vidro temperado
É um vidro comum que passa por aquecimento e rápido resfriamento. Esse processo o torna até cinco vezes mais resistente. Em caso de quebra, o vidro se fragmenta em pequenos pedaços e pouco cortantes.
Vidro laminado
É composto por duas ou mais placas de vidro unidas por uma ou mais camadas intermediárias de polivinil butiral (PVB), o que aumenta sua resistência a impactos. Esse componente também é responsável por “segurar” os cacos de vidro, no caso de quebra acidental.
Vidro temperado com película de segurança
Diferentemente das películas comuns e dos adesivos decorativos, a película de segurança tem finalidade protetiva. Aplicada em todo o vidro temperado – obrigatoriamente antes da instalação -, torna o material ainda mais seguro.
Sua principal vantagem é garantir o movimento completo de abertura e fechamento da porta, mesmo se o vidro estiver quebrado, ou seja, o risco de ferimento é minimizado.
Não ignore a norma e evite riscos
Para evitar problemas antes ou depois da instalação do box, é preciso seguir os requisitos da norma. Confira alguns problemas que você pode evitar:
1 – Em pouco tempo o box de vidro pode apresentar problemas na abertura e fechamento da porta, bem como em alguns acessórios (puxadores, batedores, trilhos etc.).
2 – A vedação não será suficiente para conter vazamentos.
3 – A qualquer momento o vidro poderá se romper, causando acidentes.
4 – Ausência de acompanhamento para manutenção preventiva, que deve ser anual.
Pensando em colocar box em sua casa? Fale com seu vidraceiro e peça os vidros da Tempex. Eles possuem excelente qualidade e durabilidade, além de deixarem seu imóvel incrível!
Clique aqui e conheça toda nossa linha de produtos, ou ligue para: (41) 3669-6560