Warning: Undefined array key "options" in /home2/tempex/public_html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/theme-builder/widgets/site-logo.php on line 93
Confira quais são as principais diferenças entre vidro comum, vidro temperado e vidro laminado - Tempex

Rua Salgado Filho, 1513

Bairro: Pineville - Pinhais

(41) 3669-6560

(41) 3669-6560

Segunda - Sexta das 08h às 17:50h

Confira-quais-sao-as-principais-diferencas-entre-vidro-comum-vidro-temperado-e-vidro-laminado

Confira quais são as principais diferenças entre vidro comum, vidro temperado e vidro laminado

Share on facebook
Facebook
Vidro comum, temperado e laminado

Os vidros possuem diferentes características para cumprir diferentes funções, alguns precisam ser mais resistentes para suportar uma grande quantidade de peso, outros servem apenas para decoração. Confira quais são as principais diferenças entre vidro comum, vidro temperado e vidro laminado.

Você acredita que todos são iguais? Se você acredita, está enganado. Existem diversos tipos de vidros que são fabricados para diferentes finalidades. Além do vidro comum, também existem os vidros temperados e os vidros laminados, que são os mais conhecidos no mercado. Mas não para por aí.

Com o passar do tempo, várias técnicas de produção de vidro foram desenvolvidas. Desta forma, diversos tipos de vidro podem ser fabricados, como os mencionados acima. 

Esses diferentes tipos de vidro começaram a ser usados ​​em várias aplicações. As mais comuns são janelas e portas de vidro, mas também existem divisórias, tampos de mesa, estantes, acabamentos de móveis, prateleiras etc.

O primeiro tipo criado foi o vidro comum. Só depois disso foi criado o processo de usinagem, que por sua vez passou a agregar algumas características aos vidros.

Quer saber mais sobre a diferença entre os três principais tipos de vidro? Continue a leitura e confira o processo produtivo de cada produto, suas características e principais diferenças.

Características do vidro comum

A fabricação do vidro comum é feita a partir de uma mistura de sílica, sódio, cálcio, magnésio e outros compostos. Esses elementos são aquecidos a 1600ºC até se tornarem líquidos, sendo eventualmente despejados em uma banheira de estanho que fica flutuando na superfície. Por fim, ele é resfriado até se tornar o vidro sólido que já conhecemos.

No formato padrão, o vidro comum é transparente, liso, duro e à prova d’água. Por ser mais frágil e quebradiço, agora tem sido mais usado como base para ser beneficiado.

O processo de beneficiamento do vidro comum oferece várias características, transformando-o em vidro temperado e vidro laminado, que mostraremos adiante.

Mesmo que raramente seja usado em sua forma comum, o vidro comum deve seguir o processo de produção mais rigoroso para garantir a mais alta qualidade. Dessa forma, várias complicações são evitadas, que podem se tornar uma séria dor de cabeça no futuro durante o processo de beneficiamento ou mesmo no processo de instalação.

Características do vidro temperado

Mesmo que a espessura seja semelhante, a resistência do vidro temperado ao choque térmico é cinco vezes maior do que a do vidro comum. Não é à toa que é considerado um vidro de segurança e é amplamente utilizado em aplicações estruturais autoportantes, dispensando a utilização de caixilhos.

O tratamento térmico de têmpera consiste no aquecimento gradual do vidro até a temperatura atingir 700ºC (estado plástico). Então, o vidro é resfriado bruscamente. Este processo torna o vidro mais resistente à flexão e pode suportar variações de temperatura de até 200ºC.

Características do vidro laminado

Assim como o vidro temperado, o vidro laminado também é considerado um vidro de segurança. Este tipo de vidro é composto por duas ou mais placas de vidro e uma ou mais camadas intermediárias de Polivinil Butiral (PVB) conectadas entre si.

As características do vidro laminado o tornam mais resistente a impactos do que outros tipos de vidro. Além disso, o filme PVB também pode filtrar até 99,6% dos raios ultravioleta, responsáveis por desbotar móveis, tecidos e objetos.

Outra vantagem proporcionada pelo vidro laminado é o controle acústico. A película de PVB é responsável por atenuar a vibração do som, reduzindo bastante o ruído.

Qual é melhor: vidro temperado ou vidro laminado?

Embora esses tipos de perguntas sejam comuns, as respostas variam de projeto para projeto. Um tipo de vidro não é melhor do que outro. Apenas possuem características e funções diferentes de acordo com a necessidade de cada obra.

Algo que é preciso prestar atenção é o tipo de projeto em que você está e qual é a função aplicada ao vidro em determinados locais. Se o vidro for utilizado em um local sem caixilho, o vidro temperado deve ser a escolha certa, pois pode ser aplicado dessa forma.

Por outro lado, se você planeja usar pisos de vidro, o vidro laminado será a escolha ideal. Muito mais resistente, neste caso, ele com certeza vai atender às suas necessidades específicas.

Podemos ver que não há como responder a essa pergunta escolhendo um vidro ou outro. É por isso que sua empresa deve trabalhar com ambos e fazer mais negócios, sempre prestando o melhor atendimento aos seus clientes.

Onde comprar esses tipos de vidros com a melhor qualidade?

Para você que busca produtos de qualidade e com os melhores preços, a Tempex é a solução.

Surgimos para suprir as necessidades de revendedores, construtores e arquitetos que estavam à procura de um bom atendimento, variedade de produtos e preço justo.

Com os vidros e espelhos da Tempex seu projeto ficará incrível! Clique aqui e conheça toda nossa linha de produtos, ou ligue para: (41) 3669-6560.

TEMPEX iniciou suas atividades em 1994 na cidade de Pinhais/PR região metropolitana de Curitiba sendo a nossa principal atividade o beneficiamento e transformação do vidro plano procedente das fábricas nacionais e internacionais de alta qualidade.

Últimas noticias