As fachadas de vidro são uma grande tendência em projetos arquitetônicos, proporcionando beleza estética e economia na geração de luz. Tenha mais beleza e economia com fachadas de vidro temperado.
Os vidros são uma grande tendência na arquitetura, sendo uma das principais escolhas para fachadas de prédios comerciais e residências. Aliado aos avanços da tecnologia vidreira, esse material contribui para transformar empreendimentos modernos e arrojados, impactando também na eficiência energética para ambientes mais tranquilos.
Mas quer saber por que esse material é tão utilizado em projetos de fachada? Continue a leitura e veja as vantagens.
1 – Apelo estético ousado
Utilizado em fachadas de edifícios corporativos, o vidro agrega valor estético à arquitetura, proporcionando um impacto visual bastante forte. Ele destaca a construção quando comparada a outros prédios fechados com alvenaria.
Além disso, é um material que possibilita a criação de designs criativos e inovadores.
2 – Múltiplas aplicações
Além de ser uma peça fundamental para uma fachada com grande impacto visual, o vidro é bastante funcional. Um exemplo são os vidros estruturais, que podem ser instalados de forma autoportante, sem a necessidade de encaixilhamento.
Os vidros também podem ser utilizados em divisórias, portas, coberturas e vitrinas de prédios comerciais, corporativos ou de uso misto.
Mas é importante lembrar da Norma ABNT NBR 7199, que define o tipo de vidro adequado para cada aplicação.
3 – Resistência e durabilidade
As propriedades químicas e térmicas do vidro torna-o extremamente resistente a intempéries. Por isso, é um dos materiais de maior durabilidade na indústria da construção. Entre os modelos disponíveis estão os vidros de segurança (temperado e laminado).
4 – Economia e conforto
Quando falamos de sustentabilidade, os vidros são campeões. Eles contribuem para a redução no consumo de energia, pois tornam os edifícios mais arejados e luminosos.
Atualmente, as edificações brasileiras consomem aproximadamente 50% da energia elétrica nacional.
Para locais onde a incidência solar é um problema, os vidros de proteção solar – também conhecidos como vidros refletivos – são a solução. Eles conseguem controlar a energia solar que incide no ambiente e tornam o interior da casa ou escritório mais confortável, reduzindo a necessidade de usar aparelhos de refrigeração artificial.
Mas em regiões mais frias, os vidros duplos ou insulados ajudam a estabilizar a temperatura interna, ou seja, diminuem a necessidade de aquecedores.
Importante: para a especificação adequada do vidro, o arquiteto deverá se atentar ao que diz a norma ABNT NBR 16023 – Vidros revestidos para controle solar – e ABNT NBR 16015 – Vidros insulados, além da Norma ABNT NBR 7199.
5 – Limpeza e manutenção
A sujeira que fica acumulada nas fachadas de vidro não são mais um problema para os arranha-céus. O vidro autolimpante possui um revestimento especial que faz uso dos recursos naturais (raios UV e água da chuva) para eliminar a sujeira orgânica.
Esse tipo de vidro também é um grande aliado de projetos sustentáveis, uma vez que reduz o consumo de água com as lavagens, assim como o uso de detergentes poluidores.
6 – Integração
Além de todas essas vantagens, o vidro permite uma conexão visual com o cenário externo. Essa integração é importante, principalmente em escritórios corporativos, pois deixa o ambiente mais agradável, contribuindo para o bem-estar dos colaboradores.
Pensando em utilizar vidros para compor a decoração da sua casa? Converse com seu vidraceiro e peça vidros Tempex, que possuem excelente qualidade e durabilidade.
Clique aqui e conheça toda nossa linha de produtos, ou ligue para: (41) 3669-6560