O vidro é conhecido por sua reciclabilidade podendo ser refundido e transformado em novas peças de vidro infinitas vezes. Porém descartar o vidro corretamente é muito importante, pois é um material que não se degrada na natureza. Mas é preciso ter cuidado para que não machuque outras pessoas. Saiba como descartar o vidro corretamente e de maneira segura.
Você já deve ter quebrado um prato, um copo ou qualquer outro objeto feito de vidro em sua casa, não é mesmo? E como você fez o descarte desse material?
Por se tratar de um material altamente cortante e que pode causar acidentes, realizar o descarte correto é essencial para que não machuque você, sua família ou as pessoas que fazem a coleta do material.
O melhor jeito de descartar esses resíduos, é juntá-los em um jornal, caixas de leite ou caixas de papelão, evitando que o vidro entre em contato diretamente com sacolas plásticas, já que podem perfurar e rasgar esse material.
Isso reduz o risco de cortes proporcionados pelo contato com os cacos, fazendo com que as sacolas fiquem intactas.
Esse procedimento, que começa em casa com segurança, também garante a segurança dos coletores de material reciclável, principalmente se o vidro descartado estiver bem separado dos demais resíduos.
Depois de embalar corretamente e de forma segura, você também precisará encaminhá-lo para o local em que será feita a reciclagem correta.
Existe um serviço de coleta seletiva de materiais recicláveis em algumas cidades e regiões do país, onde o caminhão passa um dia da semana para fazer a coleta do vidro.
Caso você more em uma cidade que não possui este serviço, outra alternativa é levar o vidro a um posto de coleta e reciclagem mais próximo da sua casa.
Já no caso do vidro temperado, você chamar um vidraceiro para recolher o material ou levar à uma têmpera. Porque nesses locais existe o sistema de coleta e reciclagem desse material.
Lembre-se também que existem outros tipos de vidro como os de aparelhos celulares, monitores e outros, que devem ser descartados como lixo eletrônico. E as lâmpadas, apesar de serem de vidro, também devem ser descartadas de maneira diferente.
Confira algumas dicas simples para realizar o descarte correto dos vidros.
Dicas para fazer o descarte correto do vidro
- Envolva bem os pedaços do vidro em várias folhas de jornal ou plástico bolha e coloque em uma caixa de papelão;
- Cortar uma garrafa pet, colocar os pedaços de vidro dentro dela e fechá-la com a parte superior, lembrando-se de vedá-la bem com fita adesiva, para que não abra no caminho, é outra opção;
- Se o vidro for reciclável, como embalagens de bebidas, alimentos, medicamentos e cosméticos, verifique o dia da coleta seletiva do seu bairro e descarte o material junto com o lixo limpo, porém indique que contém vidro dentro do pacote;
- Monitores de TV e computador são lixo eletrônico e não podem ser descartados como lixo comum ou reciclável. Devolva o equipamento ao fabricante ou informe-se sobre os locais que fazem essa coleta na sua cidade;
- Lâmpadas fluorescentes devem ser descartadas em locais específicos por possuírem resíduos tóxicos, informe-se sobre o local de descarte na sua cidade. Já as lâmpadas incandescentes podem ser descartadas no lixo comum, pois não podem ser recicladas.
Fazer o descarte consciente do vidro é um papel que todos nós devemos realizar com cuidado e atenção.
Pensando em utilizar vidros para compor a decoração da sua casa? Converse com seu vidraceiro e peça vidros Tempex, que possuem uma excelente qualidade e durabilidade.
Clique aqui e conheça toda nossa linha de produtos, ou ligue para: (41) 3669-6560.